sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TRÂNSITO GERAL

Fórum Mundial da Bicicleta começa nesta quinta em Porto Alegre


Oficinas e palestras serão realizadas até domingo na Usina do Gasômetro. Data do evento marca um ano de atropelamento de ciclistas na capital.



Começa nesta quinta-feira (23), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta. Com oficinas e palestras, o evento será realizado até domingo (26) na Usina do Gasômetro, com apoio da Prefeitura. O evento marca um ano do atropelamento coletivo de ciclistas na capital gaúcha, no bairro Cidade Baixa.

Segundo informações da Prefeitura, os organizadores do fórum se identificam como moradores que utilizam bicicleta como meio de locomoção, lazer e de prática esportiva. Também participam empresários do setor. Na programação, já estão confirmados painéis sobre o "papel da bicicleta na mobilidade urbana, como agente de incremento econômico, na promoção do turismo e ciclismo de competição".

Entre os convidados estão o ativista norte-americano Chris Carlsson, fundador do movimento Massa Crítica, o diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Cicliocidade), Thiago Benecchio, e a urbanista especialista em mobilidade Fiona Roy, da Inglaterra. A programação pode ser conferida no site do evento. As atividades são gratuitas.

O músico e cicloativista de Curitiba Plá fará show na confraternização de encerramento, no domingo, em frente à Usina do Gasômetro.

Mudanças no trânsito

Em reunião realizada na quarta, entre organizadores do evento e a Empresa de Trasporte Público e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, ficaram definidas algumas alterações no trânsito durante o fórum. Uma ciclofaixa provisória será criada na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade. Na Avenida Edvaldo Pereira Paiva haverá antecipação da interrupção de trânsito de veículos automotores. Metade da área do estacionamento da Usina do Gasômetro será fechada, e agentes da EPTC e da Brigada Militar serão disponibilizados para escoltas de grupos que queiram pedalar a partir da Usina.

No sábado (25), A EPTC também irá bloquear o trânsito na Rua José do Patrocínio, entre as ruas República e Alberto Torres. Esta é a data que marca um ano do episódio em que um grupo de ciclistas foi atropelado por um motorista durante manifestação do movimento Massa Crítica. A área será palco de ato em memória ao incidente, dentro da programação.

Fonte: g1.glogo.com

Visite: http://forummundialdabici.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário