sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO


Como fazer a manutenção Básica do sistema de Arrefecimento do seu carro


É sempre legal chegar em um posto de gasolina e ser bem atendido. Mas não curto muito os paparicos que os frentistas gostam de fazer com o carro (as frentistas podem). Lavar os vidros até vai, conferir o óleo só quando faz tempo que não o faço, agora mexer no radiador… jamais!

Você mesmo pode cuidar da manutenção básica do sistema de arrefecimento do seu carro. Não é nada tão complexo. Tudo depende fundamentalmente do trio radiador, água e aditivo, mais a ventoinha, que faz suas participações especiais em momentos críticos. Todos eles merecem sua atenção de vez enquando.

O radiador é o principal componente do sistema de arrefecimento. Ele é responsável por resfriar a água que circula no motor para que a temperatura não ultrapasse muito o ideal para seu funcionamento. Nos carros a gasolina a temperatura ideal é de 70ºC, enquanto nos diesel é de 80ºC.



Se não houver água, ou o motor acaba danificado, ou simplesmente se funde, além de danificar a válvula termostática. Como seus professores de química e física ensinaram, o calor provoca o agitamento das moléculas, aumentando o volume de um corpo qualquer. Nesse caso, os componentes móveis do motor se dilatam, aumentando o atrito e, na pior das hipóteses, fazendo com que seu motor trave. O calor também deteriora o óleo, provoca o aumento da pressão no motor, alguma mangueira ou tampa do radiador podem se romper, a junta do cabeçote pode queimar…

“Ahh, então vou lá na garagem ver como está o nível de água do radiador e completar com água”. Não! Verifique, sim, a água do radiador, mas se tiver de completar, ou seja, se a água estiver abaixo do mínimo, complete com água e aditivo para radiador na medida certa. A água sem aditivo é corrosiva para o sistema, além de evaporar e ferver em temperaturas mais baixas. Se você mora fora do Brasil, longe dos trópicos, sem o aditivo a água no radiador pode congelar, rompendo mangueiras, tubos/dutos do radiador. Em situações extremas, pode até mesmo criar micro fissuras no bloco do motor.

Se o nível do liquido de arrefecimento está sempre baixo, existe algum vazamento ao longo do sistema, então leve o carro a uma oficina. Ainda que não haja vazamento, as montadoras recomendam que a troca completa do líquido seja feita a cada 40 mil quilômetros. E isso você pode fazer em casa.


Trocando o liquido de arrefecimento


- Com o motor desligado e frio, abra a tampa de expansão (a tampa do radiador) para facilitar o escoamento da água.

- Solte a mangueira inferior do radiador para que o liquido escoe e verifique se ele está ou não com coloração ferruginosa (despejar em esgoto doméstico é crime ambiental).

- Se está ferruginosa, jogue água com uma mangueira dentro do reservatório do liquido do radiador (vaso de expansão) até que a água saia limpa pela mangueira que foi solta no radiador.

- Retire o reservatório e o lave em água corrente.

- Lavado, coloque o reservatório no lugar e aperte a mangueira inferior do radiador.

- Compre um aditivo para água do radiador a base de etileno-glicol, de uma marca de confiança.

- Na hora de misturar o aditivo com a água, siga as especificações do manual de seu carro. Se você não tiver, faça uma mistura com 60% de água filtrada ou de preferência destilada, para 40% de aditivo. Nunca coloque apenas água ou apenas aditivo.

- Encha o reservatório até o máximo indicado e o feche.

- Ligue o motor e o deixe em funcionamento até a ventoinha (eletroventilador) entrar em ação, e com a válvula de expansão . Fique atento para ver se não existe algum vazamento.

- Para saber se está tudo ok com a ventoinha, basta ligar o ar condicionado com o carro parado e verificar se ela está funcionando (lembre-se, ela também trabalha com o ar condicionado). É normal que a água baixe após um tempo em funcionamento, por conta do ar que pode ficar alojado no radiador, fique atento para o liquido não ficar abaixo do mínimo. Alguns carros não retiram o ar sozinhos, então se a temperatura subir muito rápido, peça auxílio a um mecânico para retirar o ar.

- As mangueiras duram bem uns 5 anos, por isso é bom ficar atento às datas para não correr riscos.


E se ferver?


Ainda que tudo esteja certinho no sistema, existe a possibilidade de nos dias quentes ocorrer o superaquecimento. Nestes dias é bom ficar atento se o carro está engasgando, no medidor de temperatura ou se a luz preventiva de elevação da temperatura está acesa. Um descuido e seu motor começa a soltar vapor. Quando isso ocorrer, siga esses passos:

- Pare seu carro em local seguro e desligue o motor.

- Enquanto não consegue estacionar o carro (em um engarrafamento, por exemplo), ligue o ar quente de seu carro na potência máxima. Isso também pode ser feito como paliativo quando o indicador acusa temperatura acima do normal.

- Enquanto estiver saindo vapor do capô, não faça como o panacão da primeira foto, não abra o capô. Espere 50 minutos para retirar a tampa do radiador para não se queimar. Nunca adicione água fria em um motor superaquecido, pois a mudança brusca de temperatura poderá danifica-lo.

- Se houver líquido suficiente, o superaquecimento pode ter sido causado por um problema elétrico ou mecânico. Chame o reboque ou acione o seguro. Pode haver uma obstrução nos dutos que o líquido deveria percorrer, ou a ventoinha pode não estar funcionado.

- Se o problema foi falta de líquido, deixe o motor esfriar naturalmente por cerca de meia hora e complete com água, excepcionalmente, até encontrar um mecânico. Fique atento ao termostato, e não deixe o carro ferver enquanto isso.

Segundo um professor meu, carros importados, principalmente os da época da abertura das importações, tem mais chances de superaquecer (existem exemplos clássicos disso no mercado). Isso ocorre por eles não terem passado por um bom processo de tropicalização. Hoje, em geral, isso deixou de acontecer.
Fonte: Por Henrique Rodriguez - 19 Abr, 2011 

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