sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Manutenção Básica da Motocicleta

PARTE II

Corrente
A lubrificação da corrente, segundo os fabricantes, deve ocorrer a cada 500 km.  Isso evita o desgaste excessivo, entretanto a lubrificação pode sujar a roda traseira. Utilize óleo 90 ou graxa náutica (cor branca e não sai com água) para lubrificação da corrente. Procure sempre realizar a limpeza da corrente e vale uma dica: todos os dias, coloque um pouco de óleo afim de aumentar a vida util da corrente. Verifique a tensão da corrente, se ela estiver solta ou bastante tensionada, ajuste-a de acordo com as especificações do manual do proprietário. Outro ponto importante é o alinhamento da corrente entre o pinhão e a coroa. O seu desalinhamento ocorre quando ao trocar o pneu traseiro ou regular a folga da corrente deixam-se medidas diferentes nos esticadores laterais de corrente. Quando a Coroa e o Pinhão não se encontram alinhados, ira ocorrer uma torção na corrente que conseqüentemente iniciara um processo de desgaste excessivo na corrente coroa e pinhão. Evite fazer a moto pegar no tranco, pois os fabricantes de motocicletas estão utilizando materiais mais duros na fabricação dos componentes da relação, o que pode ocasionar deformação no eixo do pinhão e bucha de coroa.
Pneus
A troca dos pneus obedece algumas recomendações simples nos casos de rodas raiadas, que devem ser trocados com a utilização de máquinas de montagem. Após a troca, saiba que os pneus vem de fábrica com uma camada de cera que pode ocasionar tombos ao realizar uma curva. Nesta situação o correto é utilizar uma lixa grossa para raspar a banda de rodagem do pneu dianteiro. No pneu traseiro utilize um pavimento de areia ou cascalho fino dando uma patinada com o pneu em uma ou duas voltas no mínimo.
A troca do pneu ocorre com 10 ou 12 mil km rodados ou quando não houver frisos na banda central. Se a motocicleta apresentar instabilidade em curvas, verifique a calibragem. Se estiver correta, verifique o desgaste dos pneus. O mercado oferece vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais, porém são menos eficientes quando utilizados em situações extremas e outros mais macios, que duram menos mas são extremamente eficientes quando utilizados no limite.
Parafusos
O motociclista deve regularmente manter a moto sempre justa, dando uma geral nos parafusos da carenagem, rodas, suportes, etc. A vibração provocada pelo motor e pavimento causa a frouxidão sistemática dos parafusos. O ajuste das folgas dos pedais dos freios dianteiro e traseiro e da alavanca de embreagem deve ocorrer respeitando a medida média de 20 mm. Verifique também a lubrificação dos cabos de embreagem, acelerador e sistema de freios.
Combustível
A utilização de gasolinas especiais para aumentar o rendimento da motocicleta é uma completa lenda urbana. O correto é utilizar este tipo de combustível apenas em estradas para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. Mantenha sempre o tanque cheio para que se evitar a formação de gotículas na parte superior do tanque. Estas gotículas, quando permanecem por muito tempo, causam a oxidação do tanque, bomba, carburador, etc. O tanque cheio evita também que a bomba receba sujeira ou água.
Bateria
O nível da água da bateria deve ser checado a cada seis meses, entretanto se o farol enfraquecer em marcha lenta ou acender quando se acelera, procure um posto e complete o nível ou troque a solução. Em baterias sem manutenção (MF- Maintenance Free)  não é possível realizar a troca da solução. Se a motocicleta permanecer parada por muitos dias, desligue o pólo negativo da bateria para se evitar uma possível descarga da bateria. Se os terminais estiverem oxidados ou apresentarem zinabre, efetue a limpeza com uma escova e uma solução de vinagre ou bicarbonato de cálcio e água. Após a limpeza utilize lixa fina para lixar a zona de aperto dos terminais.
Descanso central
As motocicletas com motor em linha possuem carburadores dispostos um ao lado do outro devem ficar paradas no descanso central. Isto serve para manter a equalização dos carburadores, pois quando a moto está no descanso lateral, os carburadores apresentam níveis diferentes de combustível comprometendo a equalização (funcionamento equilibrado do motor). Se as motos ficarem muito tempo paradas, utilize o cavalete central. Motos esportivas que não dispõem de cavalete central devem ser guardadas em cavaletes que suspendam a roda traseira.
Capa
Não cubra a motocicleta com capa quando o motor ainda estiver quente. Além do risco de incêndio em virtude das partes superaquecidas, a capa pode fazer a motor suar e, com o tempo, oxidar suas partes metálicas.

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