sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TRÂNSITO GERAL

Fórum Mundial da Bicicleta começa nesta quinta em Porto Alegre


Oficinas e palestras serão realizadas até domingo na Usina do Gasômetro. Data do evento marca um ano de atropelamento de ciclistas na capital.



Começa nesta quinta-feira (23), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta. Com oficinas e palestras, o evento será realizado até domingo (26) na Usina do Gasômetro, com apoio da Prefeitura. O evento marca um ano do atropelamento coletivo de ciclistas na capital gaúcha, no bairro Cidade Baixa.

Segundo informações da Prefeitura, os organizadores do fórum se identificam como moradores que utilizam bicicleta como meio de locomoção, lazer e de prática esportiva. Também participam empresários do setor. Na programação, já estão confirmados painéis sobre o "papel da bicicleta na mobilidade urbana, como agente de incremento econômico, na promoção do turismo e ciclismo de competição".

Entre os convidados estão o ativista norte-americano Chris Carlsson, fundador do movimento Massa Crítica, o diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Cicliocidade), Thiago Benecchio, e a urbanista especialista em mobilidade Fiona Roy, da Inglaterra. A programação pode ser conferida no site do evento. As atividades são gratuitas.

O músico e cicloativista de Curitiba Plá fará show na confraternização de encerramento, no domingo, em frente à Usina do Gasômetro.

Mudanças no trânsito

Em reunião realizada na quarta, entre organizadores do evento e a Empresa de Trasporte Público e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, ficaram definidas algumas alterações no trânsito durante o fórum. Uma ciclofaixa provisória será criada na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade. Na Avenida Edvaldo Pereira Paiva haverá antecipação da interrupção de trânsito de veículos automotores. Metade da área do estacionamento da Usina do Gasômetro será fechada, e agentes da EPTC e da Brigada Militar serão disponibilizados para escoltas de grupos que queiram pedalar a partir da Usina.

No sábado (25), A EPTC também irá bloquear o trânsito na Rua José do Patrocínio, entre as ruas República e Alberto Torres. Esta é a data que marca um ano do episódio em que um grupo de ciclistas foi atropelado por um motorista durante manifestação do movimento Massa Crítica. A área será palco de ato em memória ao incidente, dentro da programação.

Fonte: g1.glogo.com

Visite: http://forummundialdabici.com/

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

RESUMO MÓDULO LEGISLAÇÃO GERAL DE TRÂNSITO - PARTE I


A lei 9.503/97 que instituiu o CTB é a legislação máxima do trânsito no Brasil. Nele estão contidas todas as regras para que possa haver uma circulação organizada e segura de todos os tipos de usuários da via. Regulamentado por meio de Resoluções o CTB é considerado um exemplo de legislação aplicável as questões do trânsito, por possuir na sua construção o que se tem de mais moderno dirigido a problemática da mobilidade contemporânea. Portanto esta ferramenta é indispensável no combate a acidentabilidade e as mortes que ocorrem no nosso trânsito.

O SNT (Sistema Nacional de Trânsito) criado pelo CTB apresenta as seguintes características:

- Objetivos: Estabelecer as Diretrizes da Política Nacional de Trânsito, visando a segurança, fluidez, conforto, defesa ambiental e a educação para o Trânsito.

Integrado por Órgãos e Entidades nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal, com atribuições Normativas, Consultivas, Recursais e de Execução.

O SNT está dividido em órgãos:

1. Normativos: Regulamentam as normas de trânsito e acumulam funções Consultivas e de Coordenação.

2. Executivos: Executam e Fiscalizam as normas de trânsito.

- Órgãos Normativos do SNT:

1. Contran: Conselho Nacional de Trânsito (órgão máximo e coordenador do Sistema)
Atribuições:
=> Estabelecer as normas regulamentares do CTB e as diretrizes da política nacional de trânsito.
=> Normatizar os procedimentos sobre aprendizagem, habilitação, expedição de documentos de condutores e registro/licenciamento de veículos. (Entre outras...)

2. Cetran: Conselho Estadual de Trânsito
Atribuições:
=> Responder a consultas relativas a aplicação da legislação e dos procedimentos normativos de trânsito.
=> Julgar os recursos de autuações interpostos contra decisões das Jaris e dos Detrans nos casos de inaptidão nos exames físicos, mentais ou psicológicos. (Entre outras...)


* ATENÇÃO: O Cetran no Distrito Federal recebe a sigla Contrandife.

- Órgãos Executivos do SNT:

1. Denatran: Depto. Nacional de Trânsito
Atribuições:
=> Cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Contran.
=> Supervisionar a implantação de projetos e programas relacionados com a engenharia, educação, administração e fiscalização de trânsito. (Entre outras...)

2. Detran: Depto. Estadual de Trânsito
Atribuições:
=> Realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão dos condutores.
=> Vistoriar e inspecionar as condições de segurança veicular, registrar, emplacar e licenciar veículos, expedir certificados de registro e licenciamento. (Entre outras...)


3. Dnit: Depto. Nacional de Infraestrutura de Transporte
Atribuições:
=> Planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e animais nas rodovias federais.
=> Implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário nas rodovias federais. (Entre outras...)

4. Daer: Depto. Estadual de Estradas e Rodagem
Atribuições:
=> Fiscalizar, autuar, aplicar as penalidades e medidas administrativas relativas ao excesso de peso, dimensão ou passageiros.
=> Vistoriar veículos que necessitem de autorização especial para transitar e estabelecer os requisitos técnicos necessários.

- Órgãos Executivos Municipais:
1. Deptos. Municipais de Trânsito ou Empresas de Trânsito
Atribuições: Responsáveis pela operação e controle do trânsito e a fiscalização.

2. Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito
Atribuições:
=> Delegacias de Trânsito
=> Prestadoras de serviços aos usuários condutores e proprietários de veículos

- Órgãos de Fiscalização de Trânsito

1. PRF - Polícia Rodoviária Federal
2. PRE - Polícia Rodoviária Estadual
3. Polícia Militar ou Agentes de trânsito municipais

Jaris (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações)
Órgão de defesa das autuações de infrações de trânsito


Detran - RS
CFC: Centro de formação de condutores
CRVA: Centro de registro de veículos automotores
CRD: Centro de remoção e depósito
CIV: Centro de Inspeção veicular

domingo, 12 de fevereiro de 2012

PROVA SIMULADA ELETRÔNICA - MODELO DETRAN RS

<><><> 
1. O estado de conservação dos pneus é importante para: 
Aevitar o fenômeno de aquaplanagem, garantindo aderência do veículo ao solo
Bo conforto dos passageiros
Cevitar excesso de gasto com combustível
Da correta marcação de quilometragem no odometro
Ea conservação das pistas de rolamento

2. Quando o painel do seu veículo acusar problema no sistema de arrefecimento, o procedimento correto é: 
Acontinuar a viagem
Bdesligar o manômetro
Cacender o pisca-alerta
Dparar o veículo e verificar o nível de água no reservatório
Eparar o veículo e verificar o nível de óleo no cárter

3. O filtro de ar, estando sujo, poderá provocar a desregulagem da mistura de ar e combustível. Entre outras consequencias, podemos ter: 
Aaumento do consumo de combustível
Bestouro de pneu
Cfalha na válvula termostática
Dmenor produção de gases tóxicos
Eressecamento das mangueiras do radiador

4. Mesmo sabendo ser uma infração, muitas pessoas cortam as molas do veículo para deixá-lo mais baixo. Esse procedimento prejudica diretamente: 
Aa estabilidade do veículo
Ba capacidade de refrigeração do veículo
Co desempenho das lonas
Da vida útil do disco de fricção
Eas peças móveis do motor

5. Não é correto  afirmar: 
Ao distribuidor faz parte do sistema elétrico
Ba válvula de admissão permite a entrada da mistura ar/combustível nos    cilindros
Co carburador foi substituído pela injeção eletrônica
Do velocímetro indica a velocidade desenvolvida pelo veículo
Eo silenciador tem a função de diminuir os gases produzidos na explosão da mistura ar/combustível

6. O desgaste maior nas laterais da banda de rodagem do pneu significa: 
Abom rendimento das lonas
Bcalibragem abaixo do recomendado
Cproblemas na carcaça das lonas
Dcalibragem acima do recomendado
Epastilhas de boa qualidade

7. Permite a comunicação do condutor com os outros usuários das vias, indicando sua intenção de direção, freadas, marcha à ré. Trata-se do sistema de: 
Adireção
Btransmissão
Clubrificação
Drefrigeração
Esinalização

8. O alternador gera eletricidade quando o motor do veículo está ligado e tem por finalidade: 
Aresfriar
Bmisturar o ar e o combustível na proporção recomendada
Cpossibilitar o funcionamento de equipamentos elétricos e repor a carga da bateria
Dreduzir o ruído causado pela explosão do motor
Etransmitir a rotação para as rodas

9. Em relação aos pneus do veículo, deve-se: 
Afazer rodízio somente quando trocá-los
Bandar somente no asfalto
Ccalibrá-los de acordo com as orientações do fabricante
Dlavá-los periodicamente para evitar derrapagem
Ecalibrá-los a cada 5000 km

10. A finalidade do óleo lubrificante do motor é: 
Aaumentar o atrito entre as peças
Baquecer mais o motor
Creduzir o atrito entre as peças
Drefrigerar o motor
Emelhorar a sua potência


GABARITO: 1A 2D 3A 4A 5E 6B 7E 8C 9C 10C

RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA II

 MÓDULO MECÂNICA BÁSICA II

- SISTEMA ELÉTRICO
- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DE TODOS OS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO COMO O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO, AS LUZES DE SINALIZAÇÃO, PARTIDA E FUNCIONAMENTO DO MOTOR E OUTROS ACESSÓRIOS.

- COMPONENTES:
BATERIA: RECEBE E ARMAZENA A ENERGIA PRODUZIDA PELO ALTERNADOR.
MOTOR DE PARTIDA: RESPONSÁVEL PELA IGNIÇÃO DO MOTOR.
ALTERNADOR: GERADOR DE CORRENTE ELÉTRICA.
DISTRIBUIDOR: ALIMENTA OS CILINDROS COM ENERGIA PARA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
VELAS: CONDUZEM A CORRENTE ELÉTRICA PARA DENTRO DOS CILINDROS.

- PROBLEMAS:
NÃO ACIONAMENTO DO MOTOR DE PARTIDA;
MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E DOS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO.

- MANUTENÇÃO:
SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DO ALTERNADOR;
SUBSTITUIÇÃO DE VELAS E FUSÍVEIS EM MAU ESTADO;
VERIFICAÇÃO DE LÂMPADAS QUEIMADAS;
SUBSTITUIÇÃO DE FIAÇÃO DESENCAPADA;
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DA BATERIA.


- SISTEMA DE TRANSMISSÃO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DA FORÇA DO MOTOR PARA AS RODAS PERMITINDO A MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO.

- COMPONENTES:
EMBREAGEM: FACILITA O ACOPLAMENTO DAS ENGRENAGENS DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR MEIO DA MUDANÇA DE MARCHAS.
CÂMBIO: ENGRENAGENS QUE POSSIBILITAM O APROVEITAMENTO DAS ROTAÇÕES E DA FORÇA DO MOTOR.
CARDÃ: TRANSMITE O MOVIMENTO DO CÂMBIO AO DIFERENCIAL.
DIFERENCIAL: RESPONSÁVEL PELA PASSAGEM DOS MOVIMENTOS AOS SEMI-EIXOS MOTRIZES.

- PROBLEMAS:
• DIFICULDADE EM EXECUTAR A TROCA DE MARCHAS;
• RUÍDOS ESTRANHOS AO PASSAR AS MARCHAS.


- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.


- SISTEMA DE DIREÇÃO
FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DO VEÍCULO E OS MOVIMENTOS DAS RODAS.

- COMPONENTES:
VOLANTE: PERMITE O MOVIMENTO GIRATÓRIO QUE SERÁ LEVADO ATÉ A CAIXA DE DIREÇÃO;
VARÃO OU COLUNA DE DIREÇÃO: INTERLIGA O VOLANTE E A CAIXA DE DIREÇÃO PERMITINDO OS MOVIMENTOS GIRATÓRIOS;
CAIXA DE DIREÇÃO: RECEBE A ROTAÇÃO DE GIRO DA COLUNA E TRANSFORMA NUM MOVIMENTO RETILÍNEO DE UM LADO PARA O OUTRO;
BARRAS DE DIREÇÃO: PASSAM PARA AS RODAS A FORÇA DOS MOVIMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO;
TERMINAIS: AUXILIAM O MOVIMENTO DAS BARRAS DE DIREÇÃO.

- PROBLEMAS:
FOLGAS E TREPIDAÇÃO DA DIREÇÃO;
• DESLOCAMENTO DO VEÍCULO PUXANDO PARA UM LADO;
DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);

- SISTEMA DE SUSPENSÃO
- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ESTABILIDADE DO VEÍCULO, AMORTECENDO OS MOVIMENTOS BRUSCOS CAUSADOS POR BURACOS, ONDULAÇÕES E LOMBADAS NOS TERRENOS.

- COMPONENTES:
MOLAS: SUSTENTAM E ABSORVEM OS MOVIMENTOS DA CARROCERIA;
AMORTECEDOR: ABSORVEM OS MOVIMENTOS DAS MOLAS.

- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• BALANÇO EXAGERADO DO VEÍCULO;
• VEÍCULO NÃO TRAFEGA EM LINHA RETA;
• DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);

- SISTEMA DE FREIOS
- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO VEÍCULO OU SUA TOTAL PARADA.

É ACIONADO POR MEIO DE FORÇA HIDRÁULICA, ATRAVÉS DO IMPULSO DO LÍQUIDO DE FREIO ATÉ A FORÇA CHEGAR ÀS PASTILHAS E AS LONAS OU ACIONADO MECANICAMENTE ATRAVÉS DE CABOS EXPANDINDO AS LONAS JUNTO AO TAMBOR NA UTILIZAÇÃO DO FREIO ESTACIONÁRIO.

- COMPONENTES:

FREIO A DISCO:
LOCALIZADO NAS RODAS DIANTEIRAS, FUNCIONA POR MEIO DA COMPRESSÃO DAS PASTILHAS JUNTO AO DISCO DE FREIO.

  
FREIO A TAMBOR:
LOCALIZADO NAS RODAS TRASEIRAS, FUNCIONA POR MEIO DA EXPANSÃO DAS LONAS JUNTO AO TAMBOR DE FREIO. QUANDO ESTACIONADO O VEÍCULO, É ACIONADO POR MEIO DA ALAVANCA DO FREIO DE MÃO, TAMBÉM CONHECIDO POR FREIO ESTACIONÁRIO.


FLUÍDO DE FREIO:É O RESPONSÁVEL PELA AÇÃO HIDRAULICA QUE MOVE OS FREIOS ATRAVÉS DO ACIONAMENTO DOS PEDAIS.




- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• DIFICULDADE EM REDUZIR A VELOCIDADE OU PARAR O VEÍCULO;
• SAÍDA DE LADO AO UTILIZAR OS FREIOS.

- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.

- SANGRIA:TODA VEZ QUE FOR SUBSTITUÍDO O LÍQUIDO DE FREIO, DEVE-SE EFETUAR A SANGRIA DO SISTEMA, OU SEJA, ELIMINAR O EXCESSO DE AR QUE PODERÁ SE ACUMULAR NOS DUTOS, PREJUDICANDO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.



- PNEUS

RESPONSÁVEIS PELA ADERÊNCIA DO VEÍCULO AO PAVIMENTO E EM SITUAÇÕES DE CHUVA, REMOVER A ÁGUA DA PISTA AUMENTANDO O CONTATO DOS PNEUS COM O SOLO.

PORTANTO OS PNEUS DEVEM SER CONSIDERADOS ITENS DE SEGURANÇA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO.

- MANUTENÇÃO:
- CALIBRAGEM REGULARMENTE;
- PRESSÃO CORRETA;
- BALANCEAMENTO DAS RODAS;
- RODÍZIO DOS PNEUS;
- VERIFICAÇÃO DO ESTEPE;
- OBSERVAÇÃO DOS MARCADORES DE PROFUNDIDADE.


- MARCADORES DE PROFUNDIDADE (TWI)

OS SULCOS NÃO DEVEM APRESENTAR UMA PROFUNDIDADE INFERIOR A MEDIDA DE 1,6mm PARA PNEUS DE VEÍCULOS E 1mm PARA PNEUS DAS MOTOS. ABAIXO DESTAS MEDIDAS OS PNEUS FICAM IMPOSSIBILITADOS DE REMOVER ÁGUA DA PISTA.


- BALANCEAMENTO:CONSISTE EM EQUILIBRAR (COMPENSAR) O EXCESSO OU MÁ DISTRIBUIÇÃO DE MASSAS NO CONJUNTO PNEU/ARO. O CONTRA PESO (CHUMBO) É UTILIZADO PARA COMPENSAR A ÁREA DA RODA QUE APRESENTA DESIGUALDADE DE PESO FAVORECENDO O EQUILIBRIO NO CONJUNTO.


RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA I

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO V

- FINALIDADE: CONHECER O VEÍCULO.
1. IDENTIFICAÇÃO DE RECURSOS E PARTICULARIDADES;
2. FORMAS DE MANUTENÇÃO;
3. LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS COMANDOS;
4. IDENTIFICAR PROBLEMAS QUE POSSAM CAUSAR O USO DO VEÍCULO EM MÁS CONDIÇÕES;
5. FORNECER DICAS DE CONSERVAÇÃO DO VEÍCULO.


- OS SISTEMAS DO VEÍCULO:
1. MOTOR;
2. SISTEMA ELÉTRICO;
3. SISTEMA TRANSMISSÃO;
4. SISTEMA DIREÇÃO;
5. SISTEMA SUSPENSÃO;
6. SISTEMA FREIOS;
7. CARROCERIA.

  
- SISTEMA MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE ENERGIA PARA A PROPULSÃO DO VEÍCULO, ATRAVÉS DA EXPLOSÃO DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL (COMBUSTÃO INTERNA).
  
 - COMPONENTES:
BLOCO: RECEBE AS PEÇAS E COMPONENTES DO MOTOR;
CILINDROS: ONDE OCORRE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA;
VÁLVULAS: RESPONSÁVEIS PELA ADMISSÃO DA MISTURA E EXAUSTÃO DOS GASES DECORRENTES DA QUEIMA;
VIRABREQUIM: EIXO QUE MOVIMENTA OS PISTÕES PARA CIMA E PARA BAIXO (ALTERNANDO OS CICLOS);
COMANDO DE VÁLVULAS: EIXO QUE MOVIMENTA AS VÁLVULAS, COMANDANDO A ABERTURA E FECHAMENTO, FAZENDO A ADMISSÃO E A EXAUSTÃO.
PISTÃO: BRAÇOS QUE TRABALHAM DENTRO DOS CILINDROS, RESPONSÁVEIS PELA COMPRESSÃO DA MISTURA E MOVIMENTAÇÃO DO VIRABREQUIM;
CÁRTER: RESERVATÓRIO ONDE FICA DEPOSITADO O ÓLEO LUBRIFICANTE;
JUNTAS: OBJETOS QUE PERMITEM A VEDAÇÃO QUANDO DA MONTAGEM DO BLOCO E SUAS DIFERENTES PEÇAS;
ANÉIS: AUXILIAM NA VEDAÇÃO DO PISTÃO E A PAREDE DO CILINDRO, IMPEDINDO A PASSAGEM DE ÓLEO PARA O INTERIOR DO CILINDRO E PERDA DA MISTURA;
CARBURADOR OU INJEÇÃO ELETRÔNICA: RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DA MISTURA.

- FUNCIONAMENTO:
• O PROCESSO DE LIBERAÇÃO DA ENERGIA É ATINGINDO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE 4 CICLOS:
1. ENTRADA (ADMISSÃO) DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL;
2. COMPRESSÃO DA MISTURA;
3. EXPLOSÃO DA MISTURA;
4. EXAUSTÃO DOS RESÍDUOS (GASES TÓXICOS).

- PROBLEMAS:
1. AUMENTO NO CONSUMO;
2. PERDA DE POTÊNCIA;
3. FUNCIONAMENTO IRREGULAR;
4. DESGASTE PREMATURO;
5. AUMENTO NA EMISSÃO DE POLUENTES.

- MANUTENÇÃO:
1. USO DE COMBUSTÍVEL DE BOA QUALIDADE;
2. VERIFICAÇÃO DO NÍVEL E ESTADO DO ÓLEO LUBRIFICANTE;
3. SUBSTITUIÇÃO DE FILTROS;
4. SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DENTADA;
5. SUBSTITUIÇÃO DE VELAS;
6. LIMPEZA DO CARBURADOR OU BICOS INJETORES;
7. CONSERTO DE VAZAMENTOS;
8. REVISÃO PERIÓDICA OU PROGRAMADA.

- ARREFECIMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REFRIGERAÇÃO DO MOTOR DO VEÍCULO QUE ATINGE ALTAS TEMPERATURAS QUANDO ESTÁ EM FUNCIONAMENTO.

- COMPONENTES:
 • BOMBA D’ÁGUA: ENVIA A ÁGUA PARA O MOTOR PARA REFRIGERÁ-LO;
MANGUEIRAS: CONDUZEM A ÁGUA DO RESERVATÓRIO PARA O MOTOR;
VÁLVULA TERMOSTÁTICA: CONTROLA A TEMPERATURA DO MOTOR;
RADIADOR: ARMAZENA A ÁGUA SUPERAQUECIDA;
VENTUINHA: REFRIGERA A ÁGUA ARMAZENADA NO RADIADOR.

- FUNCIONAMENTO:
• A ÁGUA QUE CIRCULA NO INTERIOR DO MOTOR POR MEIO DE CANAIS, IMPULSIONADA PELA BOMBA DE ÁGUA, TEM A FUNÇÃO DE MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR EM BAIXA. QUANDO A TEMPERATURA EXCEDE OS 90º, O TERMOSTATO EMITE A ORDEM PARA ABERTURA DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA, LIBERANDO A ÁGUA PARA SER RESFRIADA ATRAVÉS DO RADIADOR E DO SEU SISTEMA DE VENTILAÇÃO (VENTUINHA), RETORNANDO COM TEMPURATURAS MAIS BAIXAS, REFRIGERANDO O MOTOR, EVITANDO O SUPERAQUECIMENTO.

- PROBLEMAS:
SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR CAUSA DANOS NOS CILINDROS, JUNTAS, CABEÇOTES, PISTÕES, VÁLVULAS ENTRE OUTRAS PEÇAS DO MOTOR.

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO.

- ESCAPAMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DOS GASES PROVINIENTES DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL, PELA FILTRAGEM DOS GASES E ABAFAMENTO DO RUÍDO GERADO PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

- COMPONENTES:
COLETOR: LIGADO AO CABEÇOTE DO MOTOR, COLETA OS GASES EMITIDOS PELOS CILINDROS.
CATALISADOR: FILTRO QUE RECOMBINA OS GASES.
ABAFADOR: REDUZ OS EFEITOS DAS EXPLOSÕES NO INTERIOR DO MOTOR.
SILENCIOSO (SURDINA): ABSORVE OS RUÍDOS.
TUBULAÇÃO: POR ONDE PASSAM OS GASES.

- FUNCIONAMENTO:
• APÓS A QUEIMA OS GASES SÃO ELIMINADOS DO INTERIOR DO MOTOR ATRAVÉS DO COLETOR, SÃO FILTRADOS PELO CATALISADOR E OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO SÃO REDUZIDOS PELO ABAFADOR E A SURDINA (SILENCIOSO).

- PROBLEMAS:
• MAIOR EMISSÃO DE RUÍDOS;
• MAIOR EMISSÃO DE POLUENTES;
• MAIOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DAS BUCHAS QUE SUSTENTAM O ESCAPAMENTO;
• VERIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FUROS NO SISTEMA DEVIDO AO DESGASTE;
SUBSTITUIÇÃO DO CATALISADOR, SILENCIOSO (SURDINA) , ABAFADOR E TUBOS QUANDO DANIFICADOS.

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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NOTÍCIAS DETRAN RS

Luau Kzuka Detran/RS terá shows e bate-papo sobre trânsito
 

Neste sábado (11), o Detran/RS promove, em parceria com o Kzuka, um luau na beira da praia de Atlântida. Comandado pelos apresentadores Potter e Capu, o evento quer levar para o ambiente descontraído da praia a discussão sobre segurança no trânsito, compartilhamento do espaço público e mobilidade, visando principalmente o público jovem.

O Lual Kzuka Detran/RS começa às 18h e trará o sociólogo especialista em trânsito, Eduardo Biavati, para um bate-papo com o público. A trilha sonora ficará por conta das bandas Cachorro Grande e Tributo a Tim Maia.
Serão duas horas de música e muita informação na frente da plataforma de Atlântida. Biavati, que é especialista em trânsito, responderá as dúvidas da galera e levará sua experiência na área, incluindo o trabalho desenvolvido na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, para conscientizar a galera de que não vale a pena correr riscos ao volante.

O Luau Kzuka Detran/RS está inserido num projeto maior de parcerias com meios de comunicação voltados para o público jovem. O Atenção Total Detran/RS, que reúne comunicadores das nove principais rádios FM do Estado em um programa sobre trânsito, foi gravado no último sábado em Atlântida e vai ao ar no dia 18 de fevereiro, véspera de Carnaval, em rede, na Ipanema, Atlântida, Cidade, Pop Rock, Band News, Rádio Verão 90.3, Itapema, Eldorado, Jovem Pan, às 20h.

NOTÍCIAS CETRAN RS

2011 APRESENTA REDUÇÃO NO NÚMERO DE MORTES EM ACIDENTES DE TRÂNSITO

Após anos em que o crescimento econômico acarretou em mais carros e mais sangue nas estradas, 2011 mostrou ao Estado um norte para preservar vidas no trânsito. Com mais estrutura, fiscalização e tecnologia, pela primeira vez em cinco anos o número de mortes em rodovias caiu de um ano para outro.

NOTÍCIAS DO DENATRAN

Aplicativo para celulares informa a terceiros quando motorista está ao volante

Ministério das Cidades lança ferramenta para smartphones e campanha nas redes sociais contra uso de telefone no trânsito
Leia mais no link:
http://www.denatran.gov.br/ultimas/20120119_aplicativo.htm

GABARITO DAS PROVAS SIMULADAS - NÍVEL DIFÍCIL - MÉDIA - FÁCIL

PROVA SIMULADA FÁCIL

1B 2B 3B 4C 5B 6A 7B 8C 9B 10B 11D 12B
13A 14C 15B 16B 17D 18D 19C 20D 21B
22D 23A 24B 25C 26A 27D 28A 29C 30C


PROVA SIMULADA MÉDIA

1C 2B 3E 4B 5A 6D 7A 8D 9B 10D 11B 12A
13A 14B 15D 16B 17E 18C 19B 20A 21C
22E 23C 24A 25E 26A 27B 28C 29E 30B


PROVA SIMULADA DIFÍCIL

1C 2E 3E 4C 5C 6C 7C 8E 9C 10D 11B 12D
13C 14A 15E 16E 17A 18D 19D 20D 21D
22D 23E 24B 25A 26B 27D 28A 29E 30A

Boa Prova Teórica!!!!